Guia Lapinha da Serra

Guia Lapinha da Serra

Simples e objetivo
28 set

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA LAPINHA

Localizado no distrito da Lapinha, que se encontra há 12 km depois da Sede do município, o Sítio Arqueológico está situado na margem oposta da Lagoa da Lapinha, uma bela represa aos pés do Pico do Breu, de 1.676m de altura.

O acesso é feito de barco, num lindo passeio, atravessando a lagoa. Os barcos são alugados e conduzidos pelos próprios moradores locais. Do outro lado encontra-se o sítio arqueológico, composto por 7 camadas estratigráficas, no solo, cada uma com uma idade cronológica diferente.

As várias camadas mostram vestígios de civilizações diferentes que viveram no local há mais de 10.000 anos, como carvão produzido por fogueiras, esqueletos humanos e de outros animais, instrumentos utilizados para a sobrevivência, bem como as pinturas rupestres.

Um dado interessante é que as pinturas rupestres não foram feitas através de extratos vegetais e sim a partir de óxidos e hidróxidos de manganês e ferro, ambos presentes na região da Serra do Cipó. Outros pigmentos também utilizados eram fragmentos de ninho de cupim e fragmentos de grafita que possibilitam diferentes tons de cores, como o creme, o amarelo, mostarda, laranja, rosa, o vermelho, vinho, marrom e o preto.


Galeria de Fotos:


 

Leave a Reply

Subir