Guia Lapinha da Serra

GUIA LAPINHA DA SERRA | PINTURA RUPESTRE


 

 

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA LAPINHA

 

 


 


Sítio Arqueológico Lapinha da Serra

Localizado no distrito da Lapinha, que se encontra há 12 km depois da Sede do município, o Sítio Arqueológico está situado na margem oposta da Lagoa da Lapinha, uma bela represa aos pés do Pico do Breu, de 1.676m de altura.

O acesso é feito de barco, num lindo passeio, atravessando a lagoa. Os barcos são alugados e conduzidos pelos próprios moradores locais. Do outro lado encontra-se o sítio arqueológico, composto por 7 camadas estratigráficas, no solo, cada uma com uma idade cronológica diferente.

As várias camadas mostram vestígios de civilizações diferentes que viveram no local há mais de 10.000 anos, como carvão produzido por fogueiras, esqueletos humanos e de outros animais, instrumentos utilizados para a sobrevivência, bem como as pinturas rupestres.

Um dado interessante é que as pinturas rupestres não foram feitas através de extratos vegetais e sim a partir de óxidos e hidróxidos de manganês e ferro, ambos presentes na região da Serra do Cipó. Outros pigmentos também utilizados eram fragmentos de ninho de cupim e fragmentos de grafita que possibilitam diferentes tons de cores, como o creme, o amarelo, mostarda, laranja, rosa, o vermelho, vinho, marrom e o preto.

 


 

 


 

I m p o r t a n t e:
O Guia Lapinha da Serra é construído com informações obtidas na região, informações compiladas da internet e de fontes variadas. Apesar de procurarmos sempre oferecer as mais precisas orientações, não nos responsabilizamos por eventuais equívocos que a incoerência de uma ou outra informação possa gerar.

Sempre procure os serviços de um guia local para uma orientação segura nas trilhas e caminhadas.
Ligue antes nas pousadas, se informe sobre suas condições, funcionamento e regime de pensão oferecido.
Nos bares e restaurante, não exagere na bebida.

Som alto em carros NÃO é bem vindo num local onde os habitantes estão acostumados a uma vida calma e tranquila.

E o mais importante PRESERVE A NATUREZA. Leve seu lixo, não destrua a vegetação, não leve nada além de fotos e boas lembranças.

 


 

O p o r t u n i d a d e:
Quer ter um Guia como esse na sua cidade? Entre em conta com a gente que podemos te ajudar.

Subir