Guia Lapinha da Serra

Lapinha da Serra

A região começou a se desenvolver ainda no século XVIII, desbravada pelos bandeirantes.
10 nov

Lapinha da Serra

A região começou a se desenvolver ainda no século XVIII, desbravada pelos bandeirantes.

A partir do século seguinte, os tropeiros trataram de interligar as áreas povoadas através do comércio, transportando cachaça, rapadura, farinha, etc. em lombos de burro.

São muitas as histórias sobre a Lapinha que se perdem entre as mais variadas versões de seus antigos moradores.

A Lapinha foi fundada por apenas três famílias que trabalhavam em fazendas da região, no Início do século passado. Até hoje quase todos os moradores possuem

um grau de parentesco bem próximo, gerando uma série de casamentos consangüíneos e levando alguns moradores a procurar maridos e esposas fora da vila.

A economia local é voltada basicamente para subsistência, através da agricultura familiar e pecuária leiteira em baixa escala. O ecoturismo tem se mostrado uma alternativa para o desenvolvimento local, possuindo o vilarejo uma média de 300 habitantes.

A estrada que dá acesso a Lapinha foi construída há pouco mais de dez anos, sendo que os moradores ainda estão se acostumando com o turismo.

A vila possui algumas dezenas de casas e não há ainda infra-estrutura totalmente adequada para o turismo. Com apenas três pousadas, os campings e casas para alugar são uma boa opção.

A Lapinha possui inúmeras belezas naturais. A região atrai inúmeros visitantes para conhecer cachoeiras, lagos, grutas, rios, picos, sítios arqueológicos, fauna, flora e é claro, as pessoas e sua cultura local.

Subir