Guia Lapinha da Serra

Guia Lapinha da Serra

Simples e objetivo
10 nov

Circuito Águas do Boqueirão

Cachoeira Paraíso
A primeira cachoeira no paredão da Serra do Breu, formada por três quedas sequenciais. Sua mata ciliar bem preservada deixa ainda mais bela a região da Paraíso. Local ideal para contemplação e meditação. Ponto de abastecimento de água do vilarejo, sendo assim, não permitida para banho.

Cachoeira do Rapel
Próxima do vilarejo, localizada no paredão da Serra do Breu, a cachoeira salta dos seus 30 metros de altura onde é possível a prática do rapel.

Cachoeira Poço da Pedra
Cachoeira de 5 metros de altura com bancos naturais para massagem em queda d’água. Pequeno poço, local ideal para crianças.

Poço do Boqueirão
O local mais visitado da Lapinha pelo fácil acesso e por possuir um grande poço. Atenção: o local possui um paredão ao fundo onde as pessoas costumam saltar. Não indicamos o salto partindo do paredão, pois troncos de árvores e grandes pedras podem se deslocar em períodos de chuvas, caindo no fundo do poço.

Pocinho Verde
Verde somente nos períodos de seca, entre os meses de julho a outubro, época em que as águas que nascem no alto da Serra do Breu não passam, superficialmente, ao pocinho. Neste período o poço se abastece somente com as águas que nascem próximas a ele.

A sua composição é diferente das águas de tonalidade escuras, como no geral, fazendo assim com que suas águas fiquem verde no inverno. No período das chuvas o volume das águas da serra aumenta invadindo o pocinho e escurecendo suas águas.

Cachoeira da Conversa

O nome dado a cachoeira é o mesmo dado ao córrego.

Com uma mata ciliar densa é possível conversar a margem do rio e escutar essa conversa ao longo do córrego (dizem os moradores mais antigos). Motivo do nome dado ao córrego e a cachoeira).

Poço com mata bem preservada e com presença tímida do sol. Local ideal para descanso, meditação e contemplação. Ponto de abastecimento de água de algumas casas. Não permitida para banho.

Nível de dificuldade: difícil
Práticas: treking e fotografia.
Distância: 3km.

Leave a Reply

Subir