Guia Lapinha da Serra

GUIA LAPINHA DA SERRA |CAMINHADAS E TRAVESSIAS


 

PERMITA-SE NOVAS EMOÇÕES

 



DESTAQUE-LAPINHA TABULEIRO
TRAVESSIA LAPINHA/TABULEIRO

As belas paisagens da centenária Travessia Lapinha Tabuleiro, guarda consigo histórias do passado de um período colonial e os mistérios das luzes que assustam nativos e turistas. A riqueza do cerrado de Campos Rupestres, Limpos e das Matas de Galeria, se misturam com a fauna de espécies endêmicas da região.

Por esses caminhos passaram por mais de um século, através de tropas, quase toda produção de cebola e alho do povoado da Lapinha em direção ao Mercado Municipal de Conceição do Mato Dentro, local obrigatório de parada dos tropeiros que viajavam pelos caminhos da Estrada Real.

A Travessia – A travessia Lapinha/Tabuleiro, inicia-se no vilarejo Lapinha da Serra atravessando o topo do Espinhaço e descendo em direção Parque Estadual Serra do Intendente, local onde se encontra a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta do Estado de Minas Gerais, com seus 273m de queda.

A travessia pode ser feita em dois ou três dias.

Nível de dificuldade: difícil
Práticas: treking, ciclismo,cavalgada e fotografia.
Distância: 28km.

 


DESTAQUE-LAPINHA EXTREMATRAVESSIA LAPINHA/EXTREMA

Conhecida como “Transamante”, o trecho liga Lapinha da Serra a Extrema, em Congonhas do Norte. O nome se dá pelo fato de que, em algum tempo atrás, prefeitos dos municípios de Santana do Riacho e Congonhas do Norte mantiveram a estrada que ligava as duas cidades em boas condições para que pudessem trocar de municípios nos finais de semana.

O objetivo era visitar suas respectivas amantes que tinham nos municípios vizinhos. História confirmada pelo filho do antigo prefeito de Congonhas do Norte. O fato é que a história só vem enriquecer mais a região que conta com cachoeiras, sítios arqueológicos, lindos vales e montes cobertos de Mata Atlântica.

A Travessia – A Travessia Lapinha/Extrema, inicia-se no vilarejo da Lapinha da Serra, em direção ao Rio de Pedras, cortando o Espinhaço, passando por rios, cachoeiras, Campos Rupestres, Campos Limpos, Matas de Galerias, “Capões”, até avistarmos e adentrarmos na Mata Atlântica.

Nível de dificuldade: difícil
Práticas: treking, ciclismo,cavalgada e fotografia.
Distância: 40km.


I m p o r t a n t e:
O Guia Lapinha da Serra é construído com informações obtidas na região, informações compiladas da internet e de fontes variadas. Apesar de procurarmos sempre oferecer as mais precisas orientações, não nos responsabilizamos por eventuais equívocos que a incoerência de uma ou outra informação possa gerar.

Sempre procure os serviços de um guia local para uma orientação segura nas trilhas e caminhadas.
Ligue antes nas pousadas, se informe sobre suas condições, funcionamento e regime de pensão oferecido.
Nos bares e restaurante, não exagere na bebida.

Som alto em carros NÃO é bem vindo num local onde os habitantes estão acostumados a uma vida calma e tranquila.

E o mais importante PRESERVE A NATUREZA. Leve seu lixo, não destrua a vegetação, não leve nada além de fotos e boas lembranças.

O p o r t u n i d a d e:
Quer ter um Guia como esse na sua cidade? Entre em conta com a gente que podemos te ajudar.

Subir